Beatriz Milhazes


sem título

Natural do Rio de Janeiro, a artista Beatriz Milhazes trabalha com um conjunto complexo de imagens associadas a diversas origens e fontes. Transitando entre a figuração e a abstração, suas composições são repletas de cores e significados. Observe a escolha de cores feita pela artista. Se a artista tivesse escolhido outras cores, a obra teria o mesmo efeito?

Em sua obra, a disposição das formas é colocada de modo que o nosso olhar é convidado a percorrer a composição sem se ater a elementos principais. Observe e reflita sobre esta obra. Preste atenção nas formas que a compõem. Identifique os objetos presentes na obra – eles te trazem alguma memória? Que sensação essa memória tem?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.